09 outubro 2011

POR QUE AS FLORES TEM PERFUME?


A flor tem perfume para atrair animais que fazem a polinização, ou seja, espalham o pólen para a espécie poder se reproduzir. Ele é ‘fabricado' nas glândulas aromáticas localizadas no cálice (o bumbum da flor) ou próximas à pétala. O cheiro - que só exala quando ela está aberta - atrai bichinhos, como abelha e beija-flor, que se alimentam do néctar, a substância açucarada produzida pela planta. Ao sugar o néctar, o pólen gruda neles.
Cada uma tem cheiro específico para agradar determinado inseto ou ave. A flor de laranjeira, por exemplo, tem aroma doce para se manter rodeada de abelhas. Outras são consideradas fedidas pelos humanos e cheirosas pelos bichinhos, como a flor de jambolão, que tem cheiro de fruta madura para atrair morcego. A maioria exala odor o tempo todo, mas algumas só fazem isso quando escurece para chamar visitantes de hábitos noturnos, como a dama-da-noite, que busca a mariposa.
E AS FOLHAS?
Há folhas que também têm perfume, como manjericão, eucalipto, capim-cidreira. Algumas têm função definida, como a de citronela, que afasta insetos e pragas. O aroma é tão eficiente que fabrica-se óleo de citronela para ser usado como repelente. E o cravo-de-defunto tem cheiro que afasta pragas e serve para produzir inseticida.
CORES VARIADAS
Toda flor tem um recurso para atrair o bicho polinizador, mas nem sempre é o cheiro. Algumas, principalmente as que chamam a atenção de pássaros, têm cor forte e vibrante, mas não têm perfume. O mulungu-do-litoral, por exemplo, produz bonita flor vermelha que chama a atenção dos passarinhos.
É importante que seja colorida, porque se fosse toda verde, insetos e aves não conseguiriam identificá-la do alto, confundindo-a com as folhas das plantas. Antigamente nem toda flor era assim. Essa característica se desenvolveu aos poucos ao longo de milhares de anos, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Saiba mais: http://www.dgabc.com.br

2 comentários:

  1. Adorei!!! Dou essa aula no 2ºE.M.
    Uns 4 anos atrás,coloquei esta questão na prova "Qual a importância do perfume e das cores das flores para a natureza?"... E um aluno (Hoje, quase dentista)não sabia, então inventou "é para que o mundo fique muito mais cheiroso e colorido" .....kkkkk pode????
    O pior é que tinha lógica, mas a resposta da questão não era aquela... kkkkk
    Um Cheiro de "FRÔ"!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria de Fátima!

    Parabéns pelo blog!!!
    Gostei muito de ler seus textos, lindos e cheios de ensinamentos.
    Convido você a visitar meu espaço, passo a te seguir.
    Um grande beijo.


    http://thaisalbuquerquememoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância para sobrevivência desse blog.
Por favor, não saia sem deixar a sua contribuição.
Deixe o seu link que com certeza irei retribuir!

Obrigada.

Fátima Amorim