05 janeiro 2012

T U L I P A S


TULIPAS CONFECCIONADAS POR FÁTIMA AMORIM

http://panoseart.blogspot.com/    


História das Tulipas

As Tulipas não podem ser cultivadas facilmente em climas tropicais, porque requerem uma estação fria do inverno para crescerem com sucesso. Porém já existem estufas especializadas onde é possível simular a temperatura ideal e fazê-las florescer mais cedo que normalmente.

No passado havia diversas técnicas para alterar as cores das tulipas, alterando naturalmente as camadas superiores e mais baixas dos pigmentos da flor. Foram criadas variadades históricas pelos tulipomaníacos holandeses, estes, infectavam tulipas com vírus "potyvirus", "aphids" de pessegueiros e "persicae de myzus", produzindo flores fantásticamente bonitas, porém fazia com que a planta infectada morresse rapidamente.

Atualmente, estas técnicas virais para modificações das cores das tulipas foram erradicadas completamente, e é possível obter cores variadíssimas, inclusive a cor negra, tarefa biologicamente muito difícil, mas obtida através dos offsets (enxertos) ou sementes. Se a planta é geneticamente clone da planta pai, o offset é a única maneira de ampliar o estoque para o cultivo de uma cor específica de tulipas, a Tulipa Negra, por exemplo.
Entretanto, os produtores de tulipas devem ser muito pacientes, qualquer inovação em uma cor padrão da tulipa exige estudo e inúmeros testes de laboratórios para se obter uma cor específica.
Cuidados com Tulipas

· Adquirindo o botão ainda fechado, as suas flores durarão muito mais.
· Para aumentar ainda mais a durabilidade do seu Arranjos de TulipasBouquet de Tulipas ou Vaso de Tulipas, mantenha-os em um local mais fresco possível, porém sempre com luminosidade indireta do sol. 
· As tulipas, por se adaptarem melhor ao clima frio, no lugar de regá-las com água natural, adicione 1 ou 2 pedras de gelo sobre o substrato, de manhã e à tarde, todos os dias. 
. No clima tropical brasileiro é difícil conseguir que a planta floresça mais de uma vez, mas com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e um tanto complicado, porém confere um desafio compensador:

1 - Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas. Retire os bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem. 

2 - Passado esse período, plante-os num vasinho plástico com terra vegetal obedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o na geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C), molhando quando necessário. 

3 - Passado esse tempo, é hora de tirar o vasinho da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida. 

4 - Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plástico, onde vai permanecer por mais 6 meses. 

5 - Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias. 

6 - Todo esse processo tem como objetivo simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e que estimulam os bulbos a rebrotarem.
Significado das Tulipas

O significado principal da tulipa é o amor perfeito, as tulipas sempre dão um sentido de charme e elegância para qualquer ambiente.
As tulipas vermelhos são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, enquanto a tulipa roxa simboliza quietude e paz, quando as tulipas amarelas uma vez representam o amor impossível ou a luz do sol generoso.
As tulipas brancas são vistas para reivindicar  valores ou emitir uma mensagem de perdão. 

Maiores informações: http://www.florencanto.com.br


Twitter - @fatima_amorim
Facebook - https://www.facebook.com/mfamorim

4 comentários:

  1. Obrigada, Dani e Lilian!

    Vocês são uns amores!!!

    Deus abençoe e conceda um excelente final de semana

    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
  2. Oi, tulipas são lindas mesmo!!!
    Passando pra conhecer esse teu cantinho adorei.Bjokas
    Fique com DEUS!
    Maria
    www.umaflordifuxico@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor ficaram lindos os vazinhos de tulipas parabéns estou te seguindo vem me fazer uma visita e se possivel me seguir tbm Bjsss da Danzoka.

    danzoka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fatima tulipas são lindas !!!

    Quero te avisar que tem um selinho para você lá no meu blog.
    Beijinhos
    Deus te abençõe

    Aproveito e te convido para curtir minha página no facebook ( está logo abaixo dos seguidores no meu blog ) te aguardo .

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância para sobrevivência desse blog.
Por favor, não saia sem deixar a sua contribuição.
Deixe o seu link que com certeza irei retribuir!

Obrigada.

Fátima Amorim