08 março 2013

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08/03"


"Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo."  Virgínia Woolf


"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas" Sêneca


Todas as mulheres merecem nosso respeito, nossa admiração, nosso carinho, nossa atenção... Abrindo um parêntese, homenageio JANE ADDAMS, a primeira americana com Nobel da Paz

       Uma mulher que é lembrada pela educação e pelo engajamento com os  trabalhadores norte-americanos. Jane Adams nasceu em 1860 e morreu  em 1935, deixando uma herança de lutas políticas pelas diferentes classes sociais dos Estados Unidos.
     Educadora no período da Primeira Guerra Mundial, Jane fez parte do partido feminino pacifista dos Estados Unidos. Lutou por uma recepção sadia dos imigrantes e das diferentes camadas sociais, em uma época em que a sociedade americana temia o socialismo e o anarquismo vindos da Europa.
     Fez parte da Hull House, um movimento de educação próxima entre as classes sociais ricas e pobres. Seu trabalho com crianças e adultos, além do apoio ao candidato à presidência Theodore Rosevelt em 1912, lhe rendeu o primeiro prêmio Nobel da Paz concedido a uma mulher americana na história.
   A norte-americana, considerada pelo presidente Theodore Roosevelt como «a cidadã mais útil dos Estados Unidos». O seu pai já revelava um grande espírito humanitário, defendendo a abolição da escravatura. Jane pretendia ser médica mas possuiria uma constituição muito débil, o que a levou a desistir de tal propósito. 
       Numa viagem a Londres conheceu os Serviços Sociais da capital inglesa e sentiu nascer em si uma nova vocação. Ao regressar a Chicago, tornou-se uma fervorosa defensora da paz e da justiça social, razão pela qual resolveu criar instituições que protegessem os imigrantes e os trabalhadores de todas as raças. Com a sua amiga Helena Gates Starr, ter-se-à instalado num barracão, o qual limparam e arranjaram de forma a albergar um serviço de assistência social que ficou conhecido como Hull House. Este foi inaugurado em 1889 e Jane foi, até à sua morte, sua chefe - residente.




POR QUE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM 08 DE MARÇO?

     No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
     A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
     Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

     Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.




"A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte."  Oscar Wilde

 Conquistas das Mulheres Brasileiras 

    Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

História da participação das mulheres na política

Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.

Principais conquistas das mulheres na política brasileira


- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores)  venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.

A PRIMEIRA MULHER A VOTAR NO BRASIL


    O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1928.
   Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.
Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934.
   O episódio tem importância mundial, pois mais de uma centena de países ainda não permitia à mulher o direito de voto. Na própria Inglaterra civilizada o voto, apesar de permitido antes, só foi regulamento após Mossoró inscrever sua primeira eleitoral.



  



`AS MULHERES DA ESCOLA ESTADUAL ZUZA JANUÁRIO EM CAICÓ-RN, MULHERES LINDAS DE CORAÇÃO HUMANO E GRANDIOSO! 








A METADE MAIS BELA DO MUNDO DESEJO SAÚDE, PAZ E TRANQUILIDADE PARA VIVER A VIDA EM HARMONIA!


ABREIJOS



22 comentários:

  1. Olá Fátima, linda,linda,linda sua postagem. Amei! Ficou show! Aproveito pra deixar o meu carinho, o meu abraço e te desejar um Feliz dia da Mulher!Bjos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucia, amada!
      A recíproca pe verdadeira!
      Te admiro e sou tua fã
      Abreijos

      Excluir
  2. Fátima, que lindo post! Obrigada! Um super bj para vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chris!
      Deus te abençoe neste nosso dia e sempre!
      Abreijos

      Excluir
  3. Passando para desejar um Feliz dia das mulheres querida e encontro esta homenagem tão lindamente preparada. Obrigada pela homenagem desejo tudo de bom para ti e beijinhos carinhosos com certeza querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Roseli!
      Desejo que este dia seja o melhor que já vivestes e que os dias seguintes sejam melhores do que o de hoje, sucessivamente.
      Abreijos

      Excluir
  4. Obrigada pela homenagem querida.
    Feliz dia pra vc tb.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho
      Que Deus nos abençoe neste dia e sempre.
      Abreijos

      Excluir
  5. LIndas as mensagens!!
    Vi seu blog na lista do siga-me e já estou lhe seguindo.
    Faça uma visitinha no meu blog também. Te espero. Meu blog é o:
    http://www.deiarteamor.blogspot.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  6. QUE LINDA POSTAGEM ,COLEGA FÁTIMA!
    UMA HOMENAGEM A ALTURA DE CADA UMA DE NÓS, ADOREI!!!
    QUE SEU DIA SEJA LINDO E CHEIO DE MARAVILHAS.
    PASSE LÁ EM "GAM DOLLS (2)". TAMBÉM POSTEI ALGO ESPECIAL PELO NOSSO DIA!
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ, MOÇA! :)

    ResponderExcluir
  7. QUE LINDO POST FATIMA
    ACREDITO QUE SE NENHUMA MULHER SOFRESSE VIOLENCIA HOJE, SERIA UM DIA PERFEITO

    UM LINDO DIA PARA TODAS NÓS, MULHERES E ARTESÃS...

    CLIQUE AQUI E VENHA ME VISITAR, SUA PRESENÇA É IMPORTANTE PARA MIM

    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  8. Olá minha querida!

    Vim parabenizar você pelo dia da mulher e desejar que tenha um excelente final de semana!

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. "
    Provérbios 31:10

    Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também! Achei seus trabalhos lindos.
    http://maniasdevaninha.blogspot.com.br.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. OLÁ FÁTMA!
    TU COMO SEMPRE COM PALAVRAS LINDAS!!!!!!
    NEM PRECISO DIZER O QUANTO AMEI ESSA POSTAGEM!!!!!!!
    PARABÉNS!!!!!!!
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MLHER!!!!!!!

    BJINHO

    ResponderExcluir
  11. Boa noite mulher linda e especial.

    Querida APAIXONEI por sua postagem, linda demais.

    Beijinh♥ carinhoso
    Raquel Fraga

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga Fátima,boa noite!Sua postagem está magnífica,amei!Bjo!

    ResponderExcluir
  13. Que linda! Não esqueceu ninguém!
    Muito generosa, você.
    É fundamental, hoje nos irmanarmos contra a violência, principalmente contra mulheres, as crianças e os idosos.

    O mundo precisa aprender a respeitar seu semelhante, se quiser seguir em frente rumo a civilidade.

    ResponderExcluir
  14. Muito bonita tua postagem, parabéns!!! Ótimo domingo.
    Bjs
    Emanuella

    ResponderExcluir
  15. Ficou muito linda a sua postagem. Adorei as mensagens, as homenagens e os esclarecimentos. Parabéns! tenha uma linda semana. Bjs.

    Jussara

    ResponderExcluir
  16. Oi linda,obrigada pela visita,amei sua postagem, a postagem dos tecidos ficou show.bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, não tinha visto este seu post sobre o dia 08. Ficou excelente, parabéns!!!

    Passei também para convidá-la a participar do meu sorteio, junto com a Rosangela...Bjs...

    http://analaice.blogspot.com.br/2013/03/sorteio-da-amizade.html

    ResponderExcluir
  18. Porque se cadastrar na REDE Encontre Artesãs?

    Não cobramos taxas sobre suas vendas.
    Será mais fácil ser localizada pelas pessoas que buscam comprar artesanatos, pois somos uma REDE para encontrar e divulgar artesãs.
    Aqui irá concorrer a prêmios todos os meses.
    Aqui você encontrará informações úteis para vender artesanato pela internet.
    Aqui você irá encontrar divulgação de feiras e eventos de artesãs que acontecem em todo Brasil.
    Aqui você ira fazer amigos, crescer pessoal e profissionalmente.
    Aqui encontrará vídeo aulas e passo a passo de como criar artesanatos.
    Aqui encontrará dicas de como vender pela internet.
    Aqui encontrará dicas de como abrir uma loja virtual.
    Aqui encontrará dicas de como criar um blog e ganhar com ele.
    Aqui irá aprender sobre as formas de pagamento disponíveis para vendas pela internet, vantagens e desvantagens e como se cadastrar nestes sites.
    Aqui você terá um espaço para contar a sua história e ser a artesã destaque do mês.
    Aqui encontrará dicas de onde comprar materiais para realizar seus trabalhos.
    Aqui irá encontrar dicas de como se preparar para participar de eventos como feiras de artesanato
    Aqui você vai aprender a como se relacionar com seus clientes.

    Você não vai ficar de fora, vai?

    Dia 15 de março estaremos de braços abertos para recebê-lo(a) em nossa REDE.
    www.redeencontreartesa.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância para sobrevivência desse blog.
Por favor, não saia sem deixar a sua contribuição.
Deixe o seu link que com certeza irei retribuir!

Obrigada.

Fátima Amorim