10 junho 2013

Festa Junina

Santo Antônio disse e São Pedro confirmou, vamos ser compadres que São João mandou.

Talvez um contrato,um vinculo de validade inquestionável! Compadres e comadres e seus afilhados e afilhadas são assim tão "parentes" quanto aqueles a quem estamos ligados por nascimento... Por que o costume? de onde e quando se origina a tradição?


Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrentes durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. Pois no princípio, a festa era chamada de Joanina. 

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). 

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.


A Festa Junina no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas, que servem para manter a agricultura. 

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.









Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, por causa dos riscos de incêndio que representam.

Outra questão que quase ninguém menciona é o desmatamento e a poluição do ar causado pelas fogueiras tradicionais do mês junino. E um pouco de conscientização sobre essas questões de meio ambiente deixaria a festa com conseqüências menos trágicas. No entanto, isso não estraga a festa da população.


A festa dura o mês de junho todo, e alguns recordam no mês de julho com eventos e festas. O dia principal 23 de junho, véspera de São João ganhou força no Brasil e faz a alegria da maioria da população.


Vale a pena conhecer o artigo de Rosalice de Araújo Scherffius sobre Festas Juninas.


Fiquemos com Deus e... vamos nos divertir!!!

Abreijos!!!

10 comentários:

  1. Oi! Vi seu Blog na lista do blog "Siga-me e vim conhecer! Amei seu cantinho e já estou seguindo!
    Vem me acompanhar também! Tou te esperando rss!Beijos!

    Art & Scraps
    Arte e Rabisco
    Linda Postagem Amiga!!

    ResponderExcluir
  2. Está tudo lindo amiga!!!
    Beijinhos cheios de carinho da amiga Cátia
    http://www.catiaartesmanuais.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, e aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Artesanato, Receitas, Dicas,... :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. As festas juninas, só me trazem boas recordações, gosto de tudo , amei esse post, arrasou...

    bjim

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Fátima
    Gosto muito de festas juninas... quase não vou, entretanto!!!
    Seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Oi lindaaaa que fofuraaa muito lindoooo,que DEUS te ilumine,tenha uma semana abençoada por DEUS beijos e fica com DEUS lindaaaa,parabéns pelo seu blog,que é uma fofuraaaaaa beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro as comidas tipicas dessas festas!

    Vi seu blog no siga-me, estou te seguindo... espero sua retribuição!!!

    http://www.portalbelezafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A pedido da Administração da Parceria Blogueiras Unidas, estamos visitando os links que constam na lista e levando todos que estão postando o banner BU, a carteirinha e o selo das turmas que pertencem, para a reedição da lista, caso não esteja assim em seu blog, pedimos providenciar e preencher o formulário no http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br
    contamos com você em nossa parceria te aguardamos, pois teremos muitas surpresas, mais detalhes em nossa postagem no link acima.
    Obrigada pela atenção, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Oi, vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo, vem seguir o meu também. Fabi Felix Artesanato > http://www.fabifelixartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Festas Juninas me levam de volta a uma infância de fogueiras, batata doce, pé de moleque e muita alegria. Amei sua postagem. Boa semana.

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância para sobrevivência desse blog.
Por favor, não saia sem deixar a sua contribuição.
Deixe o seu link que com certeza irei retribuir!

Obrigada.

Fátima Amorim