27 março 2013

Páscoa é Vida!

Olá, meus amores!


Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem e é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade Católica. 

Na Páscoa os cristãos católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.


Mistério pascal designa a Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão aos céus de Jesus Cristo. Por Mistério Pascal entende-se este conjunto de acontecimentos, históricos e meta-históricos, entendidos como uma unidade inseparável nos seus diversos elementos. Para a teologia cristã, o Mistério Pascal é o principal artigo da  e o conteúdo essencial da pregação e missão da Igreja. Na verdade, para os cristãos, foi pelo Mistério Pascal de Cristo que se consumou a salvação de todos os homens e se inaugurou o tempo novo da Redenção. É pelo Mistério Pascal que todos os homens são salvos e participam da vida divina. 
       Logo, pode-se entender o Mistério Pascal o supremo sacrifício, de valor infinito, que Jesus ofereceu a Deus Pai a favor da salvação de todos os homens. 


Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa e apresentam um significado específico; os principais são: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o pão e o vinho e a colomba pascal.


O cordeiro foi sacrificado em homenagem à libertação do povo de Deus, os hebreus, pois fugiram do Egito onde eram escravizados. Moisés sacrificou um animal para representar o sacrifício de seu povo durante vários anos. Para os Cristãos, o cordeiro representa Jesus Cristo, crucificado e sacrificado por nossos pecados.


Como muitas igrejas possuem sinos, este também tornou-se um símbolo da páscoa, pois seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus, sua ressurreição no domingo de páscoa.
O círio pascal é uma vela acesa, que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas, tendo Ele ressuscitado das trevas. No círio pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, demonstrando que Deus é o princípio e o fim de tudo.


O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol; onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.


O pão e o vinho tornaram-se figuras importantes na páscoa, pois Jesus sabia que passaria por todo aquele sofrimento e que morreria na cruz. Assim, chamou seus discípulos e fez a santa ceia, oferecendo pão e vinho para eles. O evangelho segundo Lucas explica essa passagem: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] do meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20). Esses elementos passaram a ser considerados como o corpo e o sangue de Cristo em busca da vida eterna.


A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Comemorar a Páscoa é comemorar a salvação, é relembrar este ato de amor, que não pode ser comparado nem explicado, amor esse capaz de se importar por aqueles que nem se importavam: O amor de Deus pelo ser humano, manifestado na pessoa de Jesus Cristo e no ato dar a vida por amor.

Vivendo esse momento Pascal, fizemos umas lembrancinhas, utilizando EVA, copo descartável, cola quente e chocolates; para os estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Zuza Januário em Caicó-RN.

Foram 400 lembrancinhas. Desde a última segunda-feira até hoje à tarde, não se fez outra coisa! E só foi possível atingirmos essa marca, pelo mutirão composto pelos supervisores da Escola, algumas professoras e funcionárias que arregaçaram as mangas.

O resultado ficou lindo! E o melhor: todos que receberam as lembrancinhas saíram felicíssimos, levando-as para casa.

Vejam  que lindinhos...


400 



Vice-diretora, Direitor, Coordenadora do Mais Educação e Professor

ESSES SÃO PARA MEUS NETOS AMADOS

É isso... Vivamos a Páscoa em todos os dias de nossas vidas!

Abreijos



11 comentários:

  1. Oiee Fátima Boa Noite.. Obrigado pela visita ao meu blog e muitissimo obrigado por ter gostado da minha arte.. =)
    Eu tb sou BU..rsrs
    e jah sigo o seu blog jah um certo tempinho..
    e sempre vejo suas postagens tanto na sua Fan Page como no seu perfil pessoal do facebook.. pois lhe tenho como amiga lah..
    mais com muito carinho venho lhe visita aki no seu blog e ver esses posts incriveis seus.. Parabéns..
    Bjitos... =*

    ResponderExcluir
  2. QUE POST ABENÇOADO

    DEUS ABENÇOE SUAS MÃOS ARTEIRAS E CAPRICHOSAS

    DESEJO UM LINDO FIM DE SEMANA PROLONGADO E ABENÇOADO PRA VOCÊ
    CLIQUE AQUI E VENHA VER MEU POST DE HOJE...
    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A POSTAGEM E AS LEMBRANCINHAS, COLEGA FÁTIMA! TUDO MUITO ESPECIAL.
    QUE NESTA PÁSCOA, O CORDEIRO DE DEUS ESTEJA PRESENTE EM CADA LAR, CADA CORAÇÃO.
    GRANDE ABRAÇO, MOÇA!
    AH... TEM ARTEIRICE NOVA EM "GAM DOLLS (2)". ESPIE! ;)

    ResponderExcluir
  4. Ah minha amiguinha, que postagem mais rica e abençoada. Me encantei, e seus trabalhos são lindos Parabéns por tanto empenho e dedicação. Olha tem um selinho para ti em meu blog
    http://vidaslife.
    Tenha uma linda e abençoada Páscoa e beijinhos carinhosos para ti.

    ResponderExcluir

  5. Que, na Páscoa, nossa fé seja revigorada pela
    certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós.
    O sentimento de Páscoa não termina,
    ele sinaliza um novo começo da primavera
    e a vida marca nossa amizade.
    Feliz Páscoa Deus abençoe
    tremendamente sua vida.
    Beijos na alma carinhos no coração.
    Evanir..
    Que riqueza de postagem minha amiga!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Fátima,
    Que graça esses coelhinhos.
    Feliz para você e sua família!
    Beijões

    ResponderExcluir
  7. oiii!!!vim bisbilhotar adorei tudo que vi por aqui,quando tiver um tempinho venha me ver e se quiser me seguir fique a vontade...abreijos!!!

    claudiamlfernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amada Maria de Fátima, amei a postagem, amei sua visita e a carinho nova do blog, vim te desejar uma abençoada páscoa.
    "Feliz Páscoa! Feliz vida nova! Feliz vida transformada e renovada pelo poder de Deus! O que era velho passou, não existem mais coisas velhas, somente coisas novas para nós que cremos no Senhor. Então você, que é filho de Deus, faça ecoar em sua vida em todos os acontecimentos a certeza da vitória de Cristo Jesus sobre a morte. Ele venceu e n'Ele somos mais que vencedores! Só assim, pelo nosso testemunho, é que as pessoas vão se voltar para Deus e vão também proclamar em suas vidas a vitória do Senhor."

    ResponderExcluir
  9. Que lindo amiga! Amei seu post!!
    Feliz Pascoa para você e sua Família!

    beijos!

    http://bebesapekinha.blogspot.com.br
    http://ohmylace.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amiga, que post mais lindo! Amei!!!
    Tenha um final de semana abençoado.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me"
    vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também,http://lizacroche.blogspot.com.br/,
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância para sobrevivência desse blog.
Por favor, não saia sem deixar a sua contribuição.
Deixe o seu link que com certeza irei retribuir!

Obrigada.

Fátima Amorim